Publicado em 03/01/2022
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) pretende investir R$ 23,8 bilhões daqui até 2026. Segundo a empresa, o abastecimento de água receberá mais recursos até 2023, mas a partir de 2024 o foco estará sobre a coleta de esgoto.
Números estão alinhados com estratégia de privilegiar cumprimento de metas de saneamento
Esta mudança segue a estratégia da Sabesp de concentrar esforços no cumprimento das metas previstas no marco legal do saneamento. A lei estipula como meta que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto até 2033.
Em outubro, durante teleconferência com investidores, a Sabesp afirmou que está “muito confortável” em relação ao cumprimento destas metas nas regiões onde presta os serviços de saneamento básico, e acrescentou que já havia previsto atingir uma condição de universalização antes de 2033.
No mesmo evento, o presidente da Sabesp, Benedito Braga, disse que seu principal objetivo no momento é avançar no cumprimento destas metas. “Estamos focando neste momento na universalização, no cumprimento das metas dos nossos contratos de programa para 2033”, disse ele.